Adriana Santos Corretora de Imóveis na cidade de Santos – Apartamentos em Santos e Casas em Santos. Os melhores Imóveis, apartamentos, casas e sobrepostas.

 

 

Área Geográfica de Santos

 

Divide-se principalmente em duas áreas geográficas distintas: a área continental e a área insular. As duas áreas diferem tanto em termos demográficos, quanto em termos econômicos e geográficos.

 

Área continental

Estende-se por 231,6 km², representando a maior parte do território do município. Quase 70% dessa área é classificada como Área de Proteção Ambiental. Está situada dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar e por abrigar uma grande área de Mata Atlântica nativa sobre as escarpas da Serra do Mar.

Nas partes planas da área continental encontram-se vastas extensões de manguezais ao longo do Canal de Bertioga. Cortadas por rios que formam meandros na planície, rios Diana, Sandi, Iriri e Quilombo. Os vales desses rios em geral são ocupados por sítios e bananais, a atividade rural apresentando-se em geral bem rudimentar. Os sítios ocupam uma área chamada de mata de jundu, composta de palmitais e palmeiras locais. Essa mata, no entanto, está seriamente danificada pela ocupação. Essas áreas hoje são consideradas área de expansão urbana pelo Plano Diretor de Santos. A ocupação urbana no local é bem rudimentar e rarefeita, sendo mais representativa nos povoados (bairros) de Iriri e Caruara.

casas em santos

Adriana Santos Corretora de Imóveis na cidade de Santos – Apartamentos em Santos e Casas em Santos. Os melhores Imóveis, apartamentos, casas e sobrepostas.

 

Serra do Quilombo

Santos também possui uma área pequena em terras de planalto, no alto da Serra do Quilombo (limites com Santo André, Mogi das Cruzes e Bertioga). O ponto mais alto do município fica a 1.136 m de altitude, próxima a nascente do Rio Itatinga.

Ao norte do Rio Quilombo, há problemas ambientais também devido à expansão do Polo Industrial de Cubatão. Ao sul desse vale, no bairro do Sítio das Neves, encontra-se o aterro sanitário municipal, no terreno de uma antiga pedreira.

São identificados na região os seguintes bairros, fracamente povoados. Quilombo, Sítio das Neves, Guarapará, Barnabé, Ilha Diana, Monte Cabrão, Trindade, Cabuçu, Iriri, Caruara (na divisa com Bertioga). Além das mencionadas áreas de preservação ambiental da Serra do Mar. Em 2011, ainda, foram instituídos os bairros Piaçaguera e Bagres na área.

apartamentos em santos

Adriana Santos Corretora de Imóveis na cidade de Santos – Apartamentos em Santos e Casas em Santos. Os melhores Imóveis, apartamentos, casas e sobrepostas.

 

Área insular

Estende-se sobre a Ilha de São Vicente, cujo território é dividido com o município vizinho de São Vicente. Com uma área de 39,4 km², densamente urbanizada, abriga quase a totalidade dos habitantes da cidade. Ela compreende uma área plana  (extensão da Planície Litorânea do estado de São Paulo). A qual apresenta altitudes que raramente ultrapassam os vinte metros acima do nível do mar. Uma área composta por morros isolados denominada Maciço de São Vicente. De origem antiga e dotada de uma ocupação urbana irregular com uma mescla de tecidos caracterizados por alta e baixa renda, cuja altitude não ultrapassa os 200 metros acima do nível do mar.

Sobre a região plana da ilha de São Vicente já não há quase vegetação, devido ao alto processo de impermeabilização do solo urbano. Na região norte da ilha, nos bairros da Alemoa, do Chico de Paula e do Saboó ainda verificam-se resquícios de manguezais. Antes da ocupação da área plana da ilha por chácaras (e posteriormente pela urbanização) Encontravam-se vastos terrenos alagados cobertos por manguezais, pela Mata Atlântica e vegetação rasteira próxima à praia.

em santos

Adriana Santos Corretora de Imóveis na cidade de Santos – Apartamentos em Santos e Casas em Santos. Os melhores Imóveis, apartamentos, casas e sobrepostas.

 

Preservação da mata atlântica

Ainda podemos encontrar nos morros, vastos exemplares de Mata Atlântica nativa, apesar das chácaras e dos bananais existentes. A Lagoa da Saudade, localizada no Morro da Nova Cintra, de baixa altitude, é conhecida por abrigar uma espécie de jacaré. A ocupação desordenada representa um risco tanto ambiental quanto geológico. O desmatamento leva a frequentes deslizamentos de terra, sobretudo de janeiro a março, tradicional época de chuvas na região.

A maioria dos rios da parte insular foi canalizada quando o engenheiro Saturnino de Brito projetou o sistema de canais da cidade. Como exemplos, podemos citar o rio Dois Rios e o Ribeirão dos Soldados (atual canal da av. Campos Salles). No entanto, alguns grandes cursos d’água ainda cortam a ilha no norte, como é o caso do rio São Jorge. O rio sofre de problemas de poluição e assoreamento devido à ocupação de suas margens por favelas.

Dentro dessa povoada área, podemos destacar os principais bairros da cidade em morros ou planície (inclusive, por bairros destacados em sua orla marítima com suas praias).

 

Litoral

O litoral santista é composto por 6 praias em oito quilômetros de extensão. A orla é urbanizada com 218 800 metros quadrados de jardim urbano à beira-mar.

As praias santistas possuem alta ocupação urbana com prédios próximos. São denominadas por seus respectivos bairros na extensão de sua orla marítima, conforme a ordem geográfica que segue:

  • José Menino: com calçadão, jardins da orla e agitada vida noturna são as características desta praia que abrigou o primeiro hotel da orla marítima, em 1895( Hotel Intercontinental). E recebeu os primeiros trilhos de bondes. O Morro José Menino ou Morro Santa Teresinha são procurados pelos praticantes de asa-delta. Próxima à divisa com a cidade vizinha de São Vicente encontra-se a Ilha de Urubuqueçaba, que significa o pouso do urubu. Na maré baixa liga-se à praia, podendo-se caminhar até ela. É da praia do José Menino que parte o emissário submarino.

apartamentos

Adriana Santos Corretora de Imóveis na cidade de Santos – Apartamentos em Santos e Casas em Santos. Os melhores Imóveis, apartamentos, casas e sobrepostas.

  • Pompeia: É um pequeno bairro, localiza-se entre os canais 1 e 2, em sua orla encontram-se quiosques e pequenas praças; é sempre bem frequentada por turistas em temporadas e fins de semana.

santos

Adriana Santos Corretora de Imóveis na cidade de Santos – Apartamentos em Santos e Casas em Santos. Os melhores Imóveis, apartamentos, casas e sobrepostas.

 

  • Gonzaga: Entre os Canais 2 e 3, fica o ponto mais badalado da cidade. Nele, acontece a maioria dos eventos ao ar livre, promovidos pela prefeitura e rádios da região.
  • Boqueirão: É uma das praias mais conhecidas e utilizadas como ponto de encontro na cidade, beneficiada pelo programa de despoluição da orla santista. A praia está localizada na região entre os Canais 3 e 4.

A partir do canal 4

  • Embaré: Localizada na região central da orla de Santos demarcada entre os canais 4 e 5, a praia é muito procurada por surfistas e conta com vida intensa. O local abrigou, em 1875, a Capela Santo Antônio, atual Basílica de Santo Antônio do Embaré.
  • Aparecida: Localizada entre os canais 5 e 6, a praia de Aparecida reúne, em 1 km de extensão, várias opções de comércio e lazer. O bairro de mesmo nome nasceu a partir do desenvolvimento do local em torno da Igreja Nossa Senhora Aparecida.
  • Ponta da Praia: Localizada junto à entrada do estuário do Porto de Santos, a praia é ponto de partida para passeios pela baía e Laje de Santos e a Travessia Santos-Guarujá, no chamado Ferry Boat. A Ponta da Praia tem como atração o Aquário Municipal de Santos, um dos pontos mais visitados do estado de São Paulo.

 

Área Central

São identificados os seguintes bairros na área central da cidade: Campo Grande, Encruzilhada, Estuário, Jabaquara, Macuco, Marapé, Paquetá, Valongo, Vila Belmiro, Vila Mathias e Vila Nova, além do Centro, região histórica na cidade. Foi instituído, ainda, o bairro Chinês a partir da Lei de Uso do Solo de 2011 na área.

 

Zona Noroeste

A região surgiu após a necessidade de expansão territorial na cidade, apesar da distância da orla, se desenvolveu expandindo-se a partir do antigo caminho do mar ao redor de bonde que seguiu até em direção a São Vicente. Integra, de uma forma geral, os mais recentes bairros na cidade: Alemoa, Areia Branca, Bom Retiro, Caneleira, Jardim Castelo, Chico de Paula, Jardim Piratininga, Rádio Clube, Saboó, Santa Maria, São Jorge, São Manoel, Vila Haddad e Vila Progresso, além de contar com o bairro Ilhéu Alto oficializada a partir de 2011.

 

Zona Portuária

A zona do porto de Santos está próxima da região de área central da cidade e estende-se até região contígua ao bairro Ponta da Praia, sendo identificadas as seguintes divisões: Outeirinho, Porto Macuco, Porto Paquetá, Porto Ponta da Praia, Porto Saboó e Porto Valongo.

 

Morros

A região com aglomerado de morros está entre a área central e a zona noroeste na cidade, e são identificados os que seguem.

  • Monte Serrat
  • Morro Cachoeira
  • Morro Caneleira
  • Morro Chico de Paula
  • Morro Embaré
  • Morro Fontana, Morro Jabaquara
  • Morro José Menino
  • Morro Marapé
  • Morro da Nova Cintra
  • Morro Pacheco
  • Morro Penha
  • Morro Saboó
  • Morro Santa Maria
  • Morro Santa Teresinha
  • Morro São Bento.

 

Ilhas

  • Ilha Urubuqueçaba – sua denominação significa “pouso de urubus”. Essa pequena ilha, nunca ocupada, localiza-se na praia, na divisa dos bairros de José Menino e Itararé. Perto do Emissário Submarino e a poucos metros da movimentada avenida Presidente Wilson.
  • Barnabé – Conhecida inicialmente como Ilha Mirim ou Ilha Pequena, e a partir de 1540 como Ilha de Brás Cubas. O fundador de Santos que ali residiu inicialmente, antes de se transferir para seu terreno no sopé do atual Monte Serrat. Essa ilha no estuário do porto santista teve também os nomes de Ilha dos Frades ou dos Padres. No século XVII, após sua doação aos frades do Carmo, por Pedro Cubas. No século XVIII, foi conhecida como Ilha do Carvalho, ganhando no século XIX o nome atual. Pertenceu a Barnabé Francisco Vaz de Carvalhaes, importante cidadão santista, cujo solar em ruínas ainda existe em seu ponto mais alto. No qual havia intensa movimentação social, com festas memoráveis que ele ali oferecia. Em 26 de janeiro de 1930, começou a ser usada como depósito de combustíveis e produtos químicos.

Área continental

  • Diana– A Ilha Diana, uma das únicas colônias de pescadores ainda existentes na região, fica na área continental de Santos. Quase ninguém lembra, mas a ilha era chamada de Ilha dos Pescadores. Situada no rio Diana, no caminho de Bertioga para quem sai de Santos. E contorna as instalações da Base Aérea de Santos. Esta ilhota aos poucos incorporou o nome do rio. De Ilha dos Pescadores no Rio Diana passou a Ilha do Diana e, para simplificar de vez, Ilha Diana. No local, vivem atualmente 43 famílias. O lugar tem como padroeiro Bom Jesus de Iguape devido aos primeiros moradores. Eles vieram da desocupação da Base Aérea, serem naturais de Iguape.